domingo, 12 de janeiro de 2014

Diário Moderno.

Lembro-me de que quando criança (e por que não na própria adolescência e início da fase adulta?), eu tinha o hábito de escrever em diários. Narrar todas as situações e acontecimentos que marcavam o meu dia. Da ida a escola à redação elogiada pela professora, passando pelas conversas secretas com amigos mais próximos até as brincadeiras inocentes ou resultados obtidos em provas. Tudo era motivo de registro e reflexão. Sempre fui muito reflexivo. A medida em que o tempo ia passando e eu amadurecendo, creio que as minhas observações e registros iam ficando mais complexos, as ideias mais elaboradas e as situações cada vez mais pessoais acerca do mundo, das pessoas e das relações entre aquilo que fazíamos e sobre quem éramos. Escrever sobre o meu dia era uma forma de não me perder e de nunca esquecer acerca das coisas que me tornaram quem eu hoje sou. Narrar as minhas perdas, as minhas vitórias, as minhas alegrias, minhas decepções ou simplesmente sobre o banho de chuva tomado ao fim da tarde me enchia de vida. Era uma garantia de que jamais esqueceria do menino que um dia fui. 
Hoje com certa tristeza percebo que a juventude deixou que esse hábito se perdesse no tempo ou posso até dizer que a "evolução" dessa prática pode ser comparada ao que é visto hoje nas redes sociais da vida. Os registros das situações do dia a dia expostos deslavadamente por uma parcela de "escritores modernos" ávidos em descrever sobre a próxima festa ou roupa que experimentou na loja e não levou pra casa porque estava cara, assim como sobre o maravilhoso final de semana e a desnecessária vinda da detestável segunda-feira. É a evolução dos diários seguindo a correnteza das relações virtuais e efêmeras. Não critico as redes sociais e nem poderia, pois sou um típico usuário que hoje também narra as situações mais banais. Sou na verdade uma pessoa movida pelo saudosismo e pela simplicidade de escrever à mão em pequenos cadernos. Cadernos empoeirados que hoje contam um pouco da minha história.
Fiquei feliz em constatar que, ao reler os meus antigos diários, ainda pude me ver em várias passagens e pequenas histórias. Não deixei morrer o menino que um dia fui. Ainda trago comigo o entusiasmo, a alegria de viver e a confiança nas pessoas e na vida. Sinto que essa sensação maravilhosa que hoje pude ter relendo os meus diários, como se revivesse cada bom momento e sentisse os cheiros das alegrias do passado, essa nova geração não terá. A rapidez das relações sociais ditadas pela modernidade e as exigências do mundo virtual não oferecem lugar para o simples. E as pessoas esquecem que viver não precisa ser complicado.


(Sérgio Souza)

3 comentários: